Minha lista de blogs

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Gravidez na adolescência

Gravidez na Adolescência

Já se foi o tempo em que adolescentes brincavam de bonecas. Hoje, a adolescência é marcada por mudanças comportamentais, físicas e emocionais. Pesquisas mostram que em 2007, o Estado de São Paulo teve um número superior a 96 mil garotas que foram mães com menos de 20 anos.


As consequências

Uma gravidez precoce traz uma série de conseqüências não apenas para a vida dos adolescentes, mas também, para uma família inteira, pois, a chegada de uma criança muda toda a rotina familiar. Atualmente, o adolescente se comporta de uma forma que só quer curtir determinado momento e muitas vezes não pensam nas conseqüências que podem vir depois. Meninos e meninas querem apenas ficar, ou seja, um relacionamento sem compromisso e sem fidelidade. Numa balada, por exemplo, dois jovens sentem-se atraídos, dançam, conversam e resolvem ficar juntos. E nessa noite podem acontecer beijos, abraços e até uma relação sexual mais completa.

O problema

Muitos jovens temem que os pais descubram que eles passaram a ter uma vida sexualmente ativa e por isso, muitas vezes não procuram se informar de assuntos ligados à sexualidade. Assim sendo, essa falta de informação aumenta mais o risco de engravidar. De acordo com o ginecologista Aurélio Molina, uma adolescente precisa tomar muito cuidado nas suas relações sexuais. “O corpo de uma adolescente não é igual ao corpo da mulher formada, portanto, além do bebê correr alguns riscos, a adolescente pode ter complicações durante a gestação pelo simples fato de não ter os órgãos totalmente prontos para receber tal situação”, explica.

O aborto

Espontâneo

O aborto espontâneo é quando a perda do embrião se dá antes da vigésima semana de gestação (5 meses), quando o feto não está em condições de sobreviver fora do útero materno. A maioria dos abortos espontâneos ocorrem durante o primeiro trimestre, diga-se, nas primeiras 12 semanas.

Causas

A causa do aborto espontâneo no primeiro trimestre mais comum é uma anomalia cromossômica no feto. A maioria das anomalias cromossômicas são resultado de um óvulo ou um espermatozóide defeituosos. Essas anomalias são mais comuns em mulheres acima dos 35 anos, por isso, essas mulheres sofrem um maior risco de terem um aborto espontâneo quando engravidam, cerca de 70% dos casos

O aborto espontâneo durante o segundo trimestre deve-se à problemas externos como: incontinência do colo uterino, mal formação uterina, insuficiência de desenvolvimento uterino, fibroma, infecções do embrião e de seus anexos.
Um estudo realizado revelou que mulheres que fumam, consumem álcool ou drogas correm um grande risco e mulheres com infecções vaginais têm 5 vezes mais chances de terem um aborto espontâneo.


Como contar para os pais?


Primeiro de tudo: não adianta só desconfiar que está grávida quando há atraso da menstruação. A menstruação pode atrasar por vários motivos.. .O fator psicológico, principalmente a preocupação, pode atrasar seu ciclo! Esteja absolutamente certa de que está grávida indo ao médico, fazendo exame de sangue e outros que dêem a você a certeza de gravidez.

É natural, inicialmente, que os pais tenham dificuldades em aceitar o fato. Se já é difícil entender que sua filhinha estava tendo relações sexuais, imagine então descobrir que esta filha está grávida?
Geralmente a mulher tem mais liberdade e menos vergonha de contar às mães. Conte a ela já sabendo que a primeira reação será de choque, portanto dê um tempo para ela assimilar a ideia.

- Não dê desculpas! Seus pais sabem como mulheres engravidam e isso evita constrangimentos para ambos os lados;
- Seja paciente com seus pais! Entenda que eles certamente estão chocados e podem ser duros e inflexíveis naquele momento, falando coisas que na maioria das vezes se arrependem depois, logo, seja compreensiva e escute todo o desabafo de seus pais calmamente;
- Seja humilde, porém confiante. Mostre maturidade ao assumir seus erros!

Eles podem ficar com raiva, sentirem-se magoados, traídos e desapontados, porém lembre-se sempre: não importa o que eles disserem no momento de raiva, tenha em mente que seus pais te amam!
Caso a adolescente ache que seus pais podem agredi-la fisicamente ou pô-la para fora de casa, peça para alguma pessoa de sua confiança estar presente quando você decidir conversar com seus pais.

Como se previnir?


Existem vários metódos contraceptivos hoje em dia!
Mas, o mais popular, e que todas nós conhecemos é a boa e velha CAMISINHA!
Com ela você previne uma gravidez indesejada e aida evita contrair doenças sexualmente transmissíveis!
Então, usem preservativo e divirtam-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário